terça-feira, 5 de outubro de 2010

Depois de muito tempo, a primeira!

Há muito tempo penso em um blog. Sinceramente, há muito tempo também não tenho a vontade suficiente para criar um blog. Mas nos últimos tempos algumas coisas que já pensava desde longa data me motivaram e cá estou. O que são essas coisas? Incrivelmente, a política. Como sociólogo esse sempre foi um tema importante, mas creio que nunca dei a importância devida ao tema, ainda mais com relação a prática política. Uma coisa é ler sobre o tema, conhecer teorias de sistemas políticos, partidários, etc... Outra coisa é acompanhar, refletir, seguir uma base (não marxista, capitalista, anarquista, etc... - me explico mais a frente) e lutar para que as coisas sigam nesse rumo. E como cristão, não dá para se calar com relação a isso. Então esse é meu objetivo, aqui: pensar o que acontece na política, cotidianamente, como alguém toma uma pílula diária! Mas não dá para acompanhar tudo, então vou pensar as coisas relacionadas a esse tal rumo que considero importante.
Assim, como o bom da internet e dos blogs é que adoto as regras que quiser, adoto duas regras, e por elas, claro, me responsabilizo! A primeira é que não apoiarei explicitamente nenhum partido, mas antes uma causa. A segunda é que não revisarei totalmente os textos e buscarei ser mais direto. Nem Chico nem Tiririca, certo?? Ser Chico seria demais, ser Tiririca... melhor nem falar...
Mas qual é essa tal base? É simples: a diminuição da fome, da miséria, da pobreza, da desigualdade.
É nisso que pensarei por aqui. São esses os temas fundamentais que vamos ter que pensar e enfrentar, que não são da natureza do ser humano. Sociedades mais igualitárias já existiram, existem, e vão voltar a existir. A história não acabou, embora tem muita gente querendo acabar com ela. Claro que outros temas entrarão aqui, principalmente porque considero eles fundamentalmente relacionados a pobreza e afins. É o caso das mudanças climáticas, das reformas previdenciárias, tributárias, políticas, das questões de transporte, educacionais, de saúde etc... Não quero refletir enquanto especialista, simplesmente porque não sou, mas sim como ser humano, que é tocado por tais questões.
Então fica assim. Todo dia, alguma novidade aparecerá por aqui. Comentários e sugestões são necessários, e quem quiser postar, mais que bem vindo! Certo?
Até amanhã!
César

Nenhum comentário:

Postar um comentário